18 de abril de 2025
Cautioners
Alerta aos participantes, assistidos e pensionistas da PREVI
Temos alertado aqui a respeito de uma questão muito séria sobre a atual gestão da Previ. Decisões inadequadas de investimentos tem trazido prejuízos à nossa carteira de ativos. Empresas sem tradição, empresas que abriram recentemente seu capital na Bolsa, empresas de segmentos historicamente ruins foram adquiridas e vendidas com prejuízos.

Nossa B3 tem empresas excelentes: tradicionais, líderes em seu segmento, boa governança, endividamento sob controle, lucros consistentes, boa distribuição de dividendos. A gestão da Previ aplicou nossos recursos em empresas que não conseguiriam empréstimo no Banco, graças ao seu risco elevado. No exterior, há excelentes empresas também. O pior é que, ao aplicarmos nessas empresas ruins, deixamos de ter a oportunidade de aplicar em empresas boas. Este é o custo de oportunidade. E, infelizmente, esses recursos perdidos não poderão ser bem aplicados ao ponto de nos renderem vultosos dividendos e JCP.

Além disso, por influência externa, a gestão da Previ aplicou nossos recursos em empresas, apenas para ter assentos nos Conselhos destas. E, agora, paira sobre nós um risco ainda maior: as debêntures de infraestrutura. Neste segmento, já perdemos bilhões de reais. Pra não ir muito longe: perdemos em Sete Brasil, perdemos em Costa do Sauípe, perdemos em INVEPAR. Bilhões de reais! Gol, Azul, Petz, Hapvida, BRF, IRB, Lojas Americanas, Magazine Luiza, dentre outras. Viagens desnecessárias, hospedagens caras, despesas administrativas desnecessárias. Tudo com o nosso dinheiro. E vem um grupo sindical, junto com associações que também recebem nosso dinheiro como associados, reclamar de que a Previ está sob ataque político. Não é a Previ que está sob ataque. É uma gestão incompetente que está sob ataque. Uma gestão que não atinge sequer as metas atuariais. Uma gestão que permite que gestores anunciem e defendam, publicamente, lado politico-partidário e está submissa aos ditames do governo de plantão. Contrário ao que consta no Código de Ética da entidade. Uma completa vergonha. E só pra registrar: este alerta não é contra os funcionários da Previ. A estes, nosso respeito. Mas não podemos falar o mesmo dos gestores. Nós, da APAPREVI, não nos calaremos. Vamos continuar denunciando os males dessa gestão.

Ainda que isolados de associações que dizem nos representar, mas que se juntam ao coro indecoroso dos que defendem uma gestão incompetente. Ainda que isolados também de outras associações que, por medo ou inércia, se mantém caladas, talvez de forma até conveniente. Junte-se a nós! Demonstre sua discordância de tudo o que estamos vendo. Associe-se à APAPREVI, que trabalha voluntariamente por você e pelos nossos interesses.

Edvaldo Souza
Conselho Editorial
Voltar