Retrospectiva 2024
Relembrando a pauta de ações de 2024:
- Sugestão e defesa de processo seletivo para escolha de representantes nas eleições da Cassi e Previ, com elaboração de critérios e atuação em convenções. Em nosso grupo, incentivamos o envio de currículo e a participação nos processos. Resultado: muitos associados participaram do processo com surgimento de novas lideranças e ampliação de oportunidades para associados e qualificação da escolha de candidatos.
- Vídeo e Quinto Manifesto em conjunto com outras entidades contra a ingerência externa em nossos fundos de pensão com entrega na Presidência da República, Procuradoria Geral da República e a órgãos de imprensa. Notadamente, mencionamos nossa discordância de aplicação de nossos recursos em debêntures de infraestrutura, apontando o enorme prejuízo que tivemos no passado, com Sete Brasil e INVEPAR. O documento se opõe ao uso de planos fechados de previdência pelo governo para impulsionar obras do PAC. O Quinto Manifesto obteve quase 25 mil assinaturas de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil, da Petrobras, da Caixa e dos Correios.Resultado: O Manifesto foi publicado em diversos órgãos de imprensa. O vídeo viralizou, mostrando que estamos atentos a qualquer tentativa de aplicação de nossos recursos em ativos cujos riscos são superiores ao retorno esperado e riscos de nem recebermos o capital de volta.
- Reforma Tributária - PLP 68/2024 agora LC 124/2025 – Neste tema, importante salientar a atuação de uma até então desconhecida Comissão de Representação Parlamentar, formada por voluntários visionários não remunerados, que usaram de seu tempo, suas competências e recursos próprios para trabalharem por uma causa justa e coletiva, ao produzirem minutas de emendas e outros documentos, enviar e-mails, interagir com Deputados,Senadores, Assessores, participar de Audiências Públicas, durante mais de sete meses, obtendo como resultado, uma redação inteligente e segura para a LC214/2025 que evita a tributação do IBS e da CBS sobre os Fundos de Pensão e Autogestões em Saúde. A competência, agilidade e resiliência dessa pequena equipe superou os resultados de estruturas pesadas tradicionais. Isso deve servir de reflexão a todos nós: o mundo mudou e muda rapidamente, e o que serviu no passado poderá não ser adequado no presente e no futuro! Resultado: Nossa PREVI e nossa CASSI não serão tributados - IBS/CBS e a comprovação de que os associados estão atentos a todos os assuntos ligados à Previ e Cassi.
Voltar